Nossa história

Fundação do Centro Espírita Allan Kardec/Grupo de Apoio Cabana de Luz

Fundação do Centro Espírita

O Centro Espírita Assistencial Allan Kardec foi fundado pelo Sr. Ermantino, esposa e família. Entre o final do ano 1992 e inicio de 1993, iniciaram-se as atividades do Centro.

Ao longo dos anos, esta casa espírita consoladora abrigou muitos corações e mentes em sofrimento, amparou famílias desestruturadas providenciando sempre os recursos necessários para o restabelecimento de todos.

Em todas as situações estavam o Sr.Ermantino, Dona Benedita, seus filhos e a bondade Divina socorrendo a todos.

O tempo foi passando, a casa Allan Kardec se tornou um edifício de amor irradiando a luz do Espiritismo Cristão em George-Oetterer e em todas as direções.

Hoje esta casa consoladora é considerada pelos benfeitores Divinos: um entreposto de amor, local de conforto para todos os irmãos continuarem os embates da vida mais fortes, mais confiantes e protegidos.

Fundação do Grupo de Apoio Cabana de Luz

O Grupo de Apoio Cabana de Luz foi fundado em 14/11/2006 por vários colaboradores, dentre eles, João Quadros. Esta data de fundação é considerada no aspecto espiritual, pois tudo estava po

r fazer.

Aula no salão cedido pelo Sr. Ermantino

Por orientação superior, saímos à procura de um local em George-Oeterer para a Cabana de Luz. Depois de muitas buscas, chegamos até o Sr. Ermantino e ele imediatamente nos disse

“Tenho o salão do centro, aqui no fundo da farmácia, se servir as necessidades da Cabana de Luz e de maneira provisória, o salão é de vocês”. Foi um momento extremamente feliz!

No dia 14 de janeiro de 2007 iniciamos, sempre aos domingos pela manhã, a preparação para trabalhar com as crianças. Outra surpresa benéfica aconteceu, o Sr. Ermantino, a Dona Benedita e seus familiares, integraram-se ao grupo. Esta preparação aconteceu até o mês de junho de 2007 e no primeiro domingo de julho, iniciou-se a evangelização infantil.

Dia 1 de julho de 2007, aconteceu o primeiro dia de aula. No inicio da aula, os primeiros alunos foram os netos do Sr. Ermantino, porém logo após, chegou a mamãe Solange com muitos filhos e a sala ficou repleta de crianças. A aula inicial foi linda! Após a aula foi servido leite com chocolate, pão com margarina e fizemos as matrículas dos alunos. É importante registrar que o lanche era feito na cozinha da Dona Benedita, por ela e os demais voluntários, inclusive a mamãe Solange.

Era inverno e os recursos limitados. O banheiro utilizado era o do posto de saúde ao lado. As crianças sentavam no banco para assistir a aula e depois para pintar os desenhos sentavam no chão frio e usavam o banco como mesa. As dificuldades eram muitas, mas o calor Divino era tanto que tudo acabava bem. No ano seguinte foi possível a construção de uma cozinha e um banheiro no local.

Mais alunos foram chegando e logo o salão estava cheio. As classes eram separadas por cortinas e o trabalho cresceu. Passamos então a participar com a equipe do centro e o que no inicio era “Grupo de Apoio Cabana de Luz”, uniu-se com o Centro Espírita assistencial Allan Kardec passando a ser “Centro Espírita Allan Kardec/Grupo de Apoio Cabana de Luz”.

Aula na escola Zilma.

O grupo permaneceu neste salão até atingir um número de 60 crianças, depois as atividades aconteciam na sede do grupo (Av. dos Bandeirantes, nº 341 ) e no espaço cedido aos sábados, de uma escola local. Em agosto de 2012, todos os trabalhos passaram a ser realizados na nova sede, na Rua Vilma, nº14. O grupo ainda não possui um local próprio, a sede encontra-se em um imóvel alugado.

Aula na sede localizada na R. Vilma. (2012)

Ao longo do tempo os trabalhos foram crescendo e ocorre o processo natural onde uns deixam o grupo para se dedicar a outras tarefas e novos colaboradores c

hegam ao grupo trazendo novos estímulos, novas energias e novas propostas.

Ao longo da existência do grupo realizamos muitas atividade, sendo evangelização infanto-juvenil e cidadania à luz do espiritismo Cristão, ações sociais de

apoio às crianças e seus familiares, passeios (Domingo no Parque, Domingo de lazer na Chácara do Tio Toninho e muito mais) e comemoração de datas festivas e especiais (páscoa, dia das mães, festa junina, dia dos pais, dia das crianças, natal).

Para manter nossas atividades,realizamos Bazares beneficentes, Pizzas beneficentes e recebemos doações e auxílios.

Após muitos trabalhos, fomos abençoados com a ajuda do Rotary que nos trouxe a oportunidade de novos eventos e nos premiou com os primeiros recursos financeiros e materiais para a construções da nossa própria sede.

Somos um grupo totalmente legalizado junto aos órgãos públicos e privados.

Faça parte da nossa história!